Como é feita a apuração do resultado contábil?

Índice

Como é feita a apuração do resultado contábil?

Como é feita a apuração do resultado contábil?

A Apuração de Resultados (ARE) é uma rotina contábil que consiste em confrontar os valores das receitas, custos e despesas a fim de calcular o lucro ou prejuízo gerado em determinado período pela movimentação realizada pela empresa.

Como é realizada a apuração do resultado do exercício?

A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo.

O que é a apuração do resultado?

A apuração de resultados representa a diferença entre as vendas totais e os custos e despesas totais (do período que se pretende apurar). Quando o resultado é positivo, significa que a empresa operou com lucro. Quando o resultado é negativo, significa que teve prejuízo.

Como se calcula uma DRE?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:

  1. Receita Bruta.
  2. (-) Deduções e abatimentos.
  3. (=) Receita Líquida.
  4. (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  5. (=) Lucro Bruto.
  6. (-) Despesas com Vendas.
  7. (-) Despesas Administrativas.
  8. (-) Despesas Financeiras.

O que compõe a demonstração do resultado do exercício?

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido devendo ter alterações em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

O que é um resultado contábil?

De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo. O termo “resultado” representa as contas de receita (dinheiro que entra) e de gastos (despesas e custos).

Para que serve apuração?

A apuração significa identificar todas as receitas, custos e despesas que a empresa obteve em certo período. Tudo com o objetivo de determinar se ganhou ou perdeu dinheiro. Os registros são feitos em um relatório de demonstração contábil chamado Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).

Como montar uma DRE gerencial?

Como montar a estrutura de uma DRE?

  1. (+) receita com vendas;
  2. (-) deduções e abatimentos (sobre a receita com vendas);
  3. (=) receita líquida (receita com as vendas – deduções e abatimentos);
  4. (-) custos de vendas — CMV.
  5. (=) lucro bruto (receita líquida – custos de vendas);
  6. (-) despesas administrativas;

Qual a demonstração do resultado do exercício?

A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo.

Como deve ser feita a apuração dos resultados?

Como deve ser feita a apuração dos resultados? Antes de entrarmos em um exemplo de apuração do resultado do exercício, é importante compreender alguns conceitos e definições básicas das variáveis que estarão contidas na própria DRE. Ativo: representa todos os bens, os direitos e os valores a receber de uma entidade.

Qual o resultado líquido do exercício?

Resultado Líquido do Exercício = Lucro Líquido antes das Participações – Pagamento de Empregados, Partes Beneficiárias, Participações de Administradores, Debêntures, Fundos de Previdência e Assistência para Empregados

Postagens relacionadas: