O que é um crime de latrocínio?
Índice
- O que é um crime de latrocínio?
- Quem comete latrocínio E o quê?
- O que configura o crime de receptação?
- Qual a diferença de roubo para latrocínio?
- Quando ocorre a tentativa de latrocínio?
- Quais as condutas delitivas que demonstram o crime de latrocínio?
- Como é conhecido o latrocínio?
- Por que não se falar em latrocínio?
- Como serão abordados os crimes de latrocínio?
- Por que o crime de roubo é latrocínio?
O que é um crime de latrocínio?
O chamado latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte. ... A pena prevista é de 20 a 30 anos de reclusão e multa. O latrocínio é considerado como crime hediondo segundo a Lei 8.072/90.
Quem comete latrocínio E o quê?
Significado de Latrocida substantivo masculino e feminino Pessoa que comete latrocínio; quem usa uma arma para assaltar.
O que configura o crime de receptação?
Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: ... Pena – De um a quatro anos de reclusão e, multa.”
Qual a diferença de roubo para latrocínio?
O latrocínio é um crime contra o patrimônio, não contra a vida, apesar da possibilidade do resultado morte, previsto no inciso II,do § 3º, do art. 157 do CP. Resumidamente: o latrocínio é o roubo com o resultado morte. ... O resultado morte pode concretizar-se tanto antes quanto depois da subtração da coisa alheia móvel.
Quando ocorre a tentativa de latrocínio?
“Nesta Corte, prevalece o entendimento de que o crime de latrocínio tentado se caracteriza quando, independentemente da natureza das lesões sofridas pela vítima, há dolo de roubar e de matar, e o resultado agravador somente não ocorre por circunstâncias alheias à vontade do agente. ...
Quais as condutas delitivas que demonstram o crime de latrocínio?
O crime de latrocínio, ainda que não previsto expressamente com esse nomem juris por nosso legislador, está tipificado no artigo 157, § 3º, do CP e pode ser entendido como sendo a conduta em que o agente subtrai bens da vítima valendo-se de violência real (vis corporalis), da qual resulta a morte do ofendido.
Como é conhecido o latrocínio?
Este último é conhecido popularmente como latrocínio – o equivocado roubo seguido de morte. Este texto dará ênfase ao latrocínio. Nos últimos tempos, sempre vemos nos noticiários casos e mais casos de pessoas que morreram nas mãos dos assaltantes, por terem reagido ao assalto, por apenas serem policiais ou simplesmente pela vontade dos criminosos.
Por que não se falar em latrocínio?
Desta maneira, se um agente apontar uma arma de fogo à vítima e esta, pela ameaça sofrida, vir a sofrer uma síncope cardíaca, ocorrendo o óbito, não há que se falar em latrocínio, pois a morte foi advinda de grave ameaça e não de violência.
Como serão abordados os crimes de latrocínio?
Desta forma, serão abordados; roubo, classificação doutrinaria do crime de latrocínio, crime complexo, crime preterdoloso, análise de culpa-dolo.
Por que o crime de roubo é latrocínio?
O crime de latrocínio é demasiadamente complexo por envolver lesão à vida e ao patrimônio da vítima. Em que caso a morte ocorrida após o crime de roubo é latrocínio; e quando passa a ser homicídio? O Código Penal, em seu artigo 157, trata a complexa figura do tipo penal relativo ao crime de roubo.