Como é chamado o pão em Curitiba?
Como é chamado o pão em Curitiba?
História real – Parte I: No norte do Paraná a gente chama de “Pão Francês”. ... Mas cada cidade ou região do país dá um nome diferente ao carboidrato mais delicioso do café da manhã: pão de sal, pão de bico, pão d´água, média, carioquinha, filão e até cacetinho!!!
Porque o pão é chamado de cacetinho?
— Antigamente, existia um pão comprido, uma baguete francesa, que se chamava cacete. E ficou “cacetinho” o pão pequeno, o cacete pequeno. ... — Então eles traziam esse pão e falavam que era o pão do cassete, pão da Rua Cassette, até essa denominação virar o nome do pão e ficar “pão cacetinho”.
Como se chama o pão francês?
Em alguns lugares se chama pão francês mesmo. Já no Rio Grande do Sul, na Bahia, eles se chamam cacetinhos ou pães-cacetinhos. Já em outras regiões ele recebe o nome de pão carequinha, pão de sal etc. Em Santos, eles falam “seis médias”.
Por que a gente come pão francês no Brasil?
Por que no Brasil a gente come “pão francês”? Não querendo estragar a viagem de ninguém, mas quem entrar em uma padaria de Paris e pedir “un pain français, s’il vous plaît” (“um pão francês, por favor”) vai encontrar dificuldades. Mesmo após muita gesticulação, deve sair apenas com um pedaço de baguete.
Qual é a origem do pão francês brasileiro?
Dessa gastronomia oral saiu o “pão francês brasileiro”, que difere de sua fonte de inspiração europeia, sobretudo por poder levar até açúcar e gordura na massa. Assim como o arroz à grega e o café carioca, a homenagem é alheia ao homenageado.
Qual o pão típico da França?
No início do século XX, muitos brasileiros que visitavam a França se encantavam com o pão típico do país, que àquela época era curto, cilíndrico, de miolo duro e casca dourada. Era este o pão que, mais tarde, se tornaria a baguete. Este sim, o tradicional pão francês da França.