Como se faz um reconto de uma história?
Como se faz um reconto de uma história?
O principal procedimento é a imitação a partir de um texto modelo: um conto clássico, anúncio, texto expositivo, uma notícia, entre outros. Tal procedimento implica recontar parecido com o que estava no livro, no jornal, na revista, no encarte, ou como se fosse o autor.
O que é recontar a história?
Narrar de novo: recontava histórias.
Porque recontar histórias?
Quanto ao reconto oral de histórias, este permite à criança expressar-se de forma criativa e emotiva, bem como a chance para exteriorizar as suas ideias do seu jeito, aumentando a motivação, a literacia e as competências orais.
Como trabalhar o reconto em sala de aula?
Solicite que os/as alunos/as tragam de casa diferentes contos. Recolha os contos que os/as alunos/as trouxeram. Leia um por semana na sala de aula e desenvolva atividades que possibilitem o reconto, seja de forma oral ou por escrito.
Qual a diferença entre reconto e resumo?
Resumir significa contar de novo o que se ouviu ou leu mas de um modo breve, sucinto, focando apenas os pontos essenciais da narração a resumir. Recontar é contar de novo, mas não implica fazê-lo de um modo sucinto, no fundo, é repetir a narração que se ouviu ou leu. Sempre ao seu dispor.