Como é gerado uma curva TTT?

Índice

Como é gerado uma curva TTT?

Como é gerado uma curva TTT?

Para auxiliar metalurgistas nos processos de tratamento térmico existe a curva TTT. Trata-se de uma espécie de diagrama que descreve o que acontece com o aço, por meio de um resfriamento a diferentes velocidades, em diversas temperaturas abaixo de 723 0C, observando a transformação isotérmica da austenita em perlita.

O que são as curvas TTT e onde se aplicam?

A curva TTT (Gráfico: Tempo – Temperatura – Transformação) ajuda na previsão das transformações de fase do material. Além de prever os microconstituintes do material (Aço, Ferro Fundido, Alumínio, entre outros) é possível também prever qual será a dureza do material após o ciclo térmico.

Por que é importante sabermos a curva TTT do material antes de realizar um tratamento térmico?

Por meio do Diagrama TTT é possível conhecer melhor as propriedades do aço, dos seus constituintes e da sua estrutura, quando submetido a variações significativas de temperatura. As propriedades mecânicas e a microestrutura do material são influenciadas diretamente pela cinética das transformações de fase.

O que é um diagrama TTT Para que ele serve?

O Diagrama TTT – Ciclo Térmico, também conhecido como Diagrama de Transformação Tempo Temperatura – TTT, tem por objetivo definir as transformações da austenita em função do tempo a uma temperatura constante.

Qual a influência dos elementos de liga na curva TTT e o porquê ocorre este efeito?

Essas reações, tanto mais numerosas e complexas quanto maior o número de elementos de liga presentes, levam, assim, maior tempo para se iniciar e também para se completar, fato esse que ocasionará o deslocamento das curvas de início e de fim de transformação para a direita.

Como funciona um diagrama TTT?

Os Diagramas TTT são produzidos por meio do exame metalográfico de corpos de prova que foram mantidos durante determinado tempo em diferentes temperaturas entre os pontos de transformação microestrutural do aço.

Postagens relacionadas: