Qual o tratamento para habronemose?
Índice
- Qual o tratamento para habronemose?
- Como diagnosticar habronemose?
- Como ocorre a transmissão da Habronemose?
- O que ocorre no ciclo de Habronema SPP que faz com que o equino tenha Habronemose cutânea ao invés da forma gástrica?
- O que significa Habronema?
- É causada pelo parasita Habronema SP que apresenta como vetores a Musca doméstica e a Stomoxys calcitrans?
Qual o tratamento para habronemose?
A melhor forma de tratar a habronemose é fazer uso de agentes sistêmicos e locais, eliminando as larvas presentes no estômago, e também fazendo o controle e eliminação do parasita cutâneo. O triclorfon é um organofosforado, com ação antiparasitária e sistêmica, indicado no controle da habronemose (gástrica e cutânea).
Como diagnosticar habronemose?
O diagnóstico da habronemose cutânea pode ser realizado a partir do histórico do animal e dos achados clínicos, assim como pelo encontro e identificação de larvas em raspado de pele ou biópsia.
Como ocorre a transmissão da Habronemose?
Conhecida como ferida de verão, como citado acima, a Habronemose é caracterizada por lesões na pele, que são de difícil cicatrização e é transmitida pelas moscas domésticas e as dos estábulos.
O que ocorre no ciclo de Habronema SPP que faz com que o equino tenha Habronemose cutânea ao invés da forma gástrica?
A Habronemose cutânea, ou também chamada de Ferida de Verão, é uma dermatose nodular de cavalos causada por uma reação de hipersensibilidade às larvas de Page 2 Garça/SP 2017 vermes gástricos dos géneros Habronema e Draschia que parasitam o estômago de equinos e asininos. As espécies de maior importância são H.
O que significa Habronema?
substantivo masculino [Zoologia] Gênero (Habronema) de nematóides parasitas espirurídeos, com estádios de evolução em moscas do gênero Musca e estados adultos no estômago do cavalo ou no proventrículo de várias aves.
É causada pelo parasita Habronema SP que apresenta como vetores a Musca doméstica e a Stomoxys calcitrans?
que parasita eqüinos e asininos. O gênero Habronema apresenta duas espécies a Habronema muscae e a Habronema majus (BERTONE, 2000; FORTES, 2004). O ciclo evolutivo do Habronema é indireto, usando como vetor a mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca dos estábulos (Stomoxys calcitrans) (BERTONE, 2000; FORTES, 2004).