Como avaliar a qualidade de uma revista?

Índice

Como avaliar a qualidade de uma revista?

Como avaliar a qualidade de uma revista?

Uma das formas mais comuns e difundidas de se avaliar a qualidade de um artigo científico é avaliando o fator de impacto da revista em que ele foi publicado. Essa forma de medição surgiu em 1955 desenvolvido pelo químico nova-iorquino, Eugene Garfield, considerado um dos fundadores de cienciometria.

O que caracteriza a qualidade do conteúdo da revista?

O conteúdo científico da revista é o principal determinante da qualidade da revista, no qual são considerados: predomínio de publicação de resultados de pesquisas - artigos originais; artigos tematicamente relacionados com a missão da revista; com metodologia e estrutura redacionais adequadas; contribuições meritórias ...

Como avaliar fator de impacto de revista?

Para saber se uma revista possui “bom” fator de impacto, basta compará-la com outras revistas dentro de sua categoria de assunto. Quanto maior o fator de impacto, mais bem classificada a revista é. Ou seja, o fator de impacto é apenas um cálculo que permite classificar as revistas em um ranking.

Qual o maior fator de impacto de uma revista?

O Journal of Materials Research and Technology – JMR&T apresentou o maior índice entre os brasileiros, com 5.289 de Fator de Impacto. A revista Perspectives in Ecology and Conservation também apresentou boa marca, com 3.563.

Como avaliar um periódico?

Para os periódicos de publicação contínua, ou seja, que publicam os artigos à medida que a sua edição esteja finalizada, a avaliação do fluxo de produção será realizada considerando a distribuição da publicação dos artigos ao longo do ano. A soma dos artigos deverá obedecer aos valores mínimos e recomendados.

Como funcionam as revistas científicas?

As revistas científicas são publicações periódicas, que se dedicam exclusivamente às investigações científicas. Ou seja: as publicações das revistas científicas são conteúdos que se relacionam à ciência e às pesquisas científicas.

Qual a qualidade das revistas científicas?

A CAPES recomenda considerar as revistas que possuem métricas internacionais reconhecidas, ou seja, as métricas usadas por bases de dados. No Google Acadêmico, por exemplo, a qualidade das publicações é medida pelo índice H. Bases fechadas, por sua vez, possuem outros fatores que medem os impactos das revistas científicas.

Qual a qualidade das publicações científicas?

A classificação é indicativo de qualidade das publicações científicas. Alunos de graduação e programas de pós-graduação devem saber o QUALIS da revista científica na qual pretendem publicar. Essa classificação é o principal método de avaliação de qualidade de publicações seriadas utilizado no Brasil.

Como escolher revistas cientificas?

E como escolher dentre tantos artigos e revistas cientificas? Uma das formas mais comuns e difundidas de se avaliar a qualidade de um artigo científico é avaliando o fator de impacto da revista em que ele foi publicado.

Qual é a métrica para a qualidade da produção científica?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) adota uma métrica para medir a qualidade da produção científica, intitulada de QUALIS.

Postagens relacionadas: