É possível averbar tempo de serviço público no INSS?

Índice

É possível averbar tempo de serviço público no INSS?

É possível averbar tempo de serviço público no INSS?

Por exemplo, se o servidor trabalhou por 5 anos contribuindo para o INSS e quer aproveitar somente 2 para complementar seu tempo no RPPS, isso é possível. Assim ele fará a averbação parcial do tempo de contribuição. Cabe lembrar que tanto a Previdência Social quanto o Regime Próprio admitem essa situação.

Como comprovar tempo de serviço público?

Documento oficial do órgão para comprovar que você é servidor e está trabalhando (pode ser declaração do órgão ou contracheque, por exemplo).

Quanto tempo leva para fazer uma averbação?

Um registro demora até 30 dias para ficar pronto e as pendências devem ser resolvidas dentro desse prazo. Inclusive as averbações que levam em média 15 dias.

Como funciona a averbação de tempo de serviço?

1) O que é averbação de tempo de serviço? É a incorporação do tempo de contribuição de vínculos anteriores ao vínculo atual, de forma que o tempo de outras instituições públicas ou privadas seja somado ao atual no quesito “tempo de contribuição”.

O que é considerado tempo de serviço público?

R- Trata-se do tempo de exercício no cargo, função ou emprego público, ainda que descontínuo, na Administração direta, autárquica, ou fundacional de qualquer dos entes federativos.

Qual o tempo de serviço prestado à administração municipal?

No caso de tempo de serviço/contribuição prestado a Administração Municipal: a) Certidão original emitida pelo órgão competente do município se possui Regime Previdenciário Próprio, cabendo ao INSS a emissão de tal certidão, no caso do município não possuir Regime Próprio de Previdência. 6.

Como ocorre a averbação de tempo de serviço?

A averbação de tempo de serviço ocorre quando o segurado requer a complementação no seu tempo de contribuição inserindo um tempo de serviço que até então era desconhecido pelo INSS.

Qual o tempo de serviço do servidor?

1. Ter o servidor prestado serviço a órgãos públicos ou a empresas particulares. 2. Não ter averbado esse tempo em outro órgão público ou perante a Previdência Social. 3. Apresentar certidão com tempo de serviço/contribuição emitida pelo órgão competente nos termos da Portaria MPS nº 154 de – DOU de . (ANEXO I) 4.

Qual o tempo de serviço prestado à administração federal?

No caso de tempo de serviço/contribuição prestado à Administração Federal: a) Certidão original emitida pelo órgão federal, se servidor regido pelo RJU, ou pela CLT desde que o respectivo emprego tenha sido transformado em cargo público por imposição da Art. 243, da Lei nº 8.112/90. 4.

Postagens relacionadas: