Como calcular imposto de renda sobre o 13o salário?

Índice

Como calcular imposto de renda sobre o 13o salário?

Como calcular imposto de renda sobre o 13o salário?

Como calcular o IR sobre o 13º salário

  1. Divida o salário bruto por 12 (total de meses do ano) = R$ 250.
  2. Multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou mais de 15 dias, que foram 5 (contamos até novembro, pois ainda não sabemos se o funcionário trabalhará em dezembro) = R$ 1.250.

Tem IRRF sobre 13o salário?

Sobre a primeira parcela do 13º salário, não há incidência do IRRF. A importância paga ao empregado a título de primeira parcela será deduzida do valor do 13º salário devido até o dia 20 de dezembro. No pagamento da segunda parcela há incidência do INSS sobre o valor total do 13º salário.

Como declarar o Imposto de Renda do 13o salário?

O salário vai na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”. É necessário abrir um documento “Novo” para cada emprego ou órgão pagador e informar nome, CNPJ, 13º e IR, entre outros dados solicitados.

Quais são os rendimentos tributáveis Imposto de Renda?

Em resumo, o rendimento tributável é todo e qualquer valor que uma pessoa física recebe e é passível de tributação. Ou seja, todo rendimento financeiro sob o qual o governo cobra impostos. A saber, no Brasil, esses impostos são cobrados no Imposto de Renda todo começo de ano.

Qual a data de pagamento do imposto de renda no 13o salário?

Qual a data de pagamento do Imposto de Renda no 13º salário? A cobrança do Imposto de Renda ocorre na segunda parcela do 13º (mas o imposto é cobrado sobre o valor total), se for o caso de parcelamento.

Como calcular os rendimentos do 13o salário?

Para calcular o imposto, os rendimentos relativos ao 13º salário devem ser considerados de forma isolada, ou seja, separadamente dos demais rendimentos. Garanta sua independência financeira: abra sua conta na XP – é de graça!

Como calcular o IR sobre o 13o salário?

O IR/Fonte incidente sobre o 13º Salário deve ser calculado mediante aplicação da alíquota e parcela a deduzir constantes da Tabela Progressiva do Imposto de Renda vigente no mês da respectiva quitação, assim considerado o mês de dezembro, o mês da rescisão do contrato de trabalho, ou o mês do pagamento acumulado a título de 13º Salário.

Quando deve ser retido o imposto do 13o salário?

O imposto deve ser retido sobre o total pago no mês de sua quitação, ou seja, o mês de dezembro, o mês da rescisão do contrato de trabalho, ou o mês do pagamento acumulado a título de 13º Salário. No pagamento das antecipações do 13º Salário, não há retenção do IR/Fonte.

Postagens relacionadas: