O que é uma chuva de projeto?

Índice

O que é uma chuva de projeto?

O que é uma chuva de projeto?

As chuvas (ou hietogramas) de projeto são metodologias de representação simplificada da distribuição temporal da precipitação, utilizadas basicamente como entrada em modelos de simulação chuva-vazão, para dimensionamento de estruturas hidráulicas.

Como calcular vazão de chuva?

O cálculo do CN médio se dá pela média ponderada pela área dos valores de CN presentes ao longo da bacia de contribuição. A precipitação efetiva se propaga pela superfície da bacia até atingir os cursos d'água, através dos quais é conduzida para jusante.

Que duração de chuva deve ser utilizada no cálculo da vazão?

Através do valor da chuva de 24 horas, para um dado T, é possível determinar as chuvas de mais curta duração através de relações médias entre precipitações de diferentes durações, definidos por um estudo de chuvas intensas, efetuados pelo DNOS.

O que é um hidrograma de projeto?

O “hietograma” é uma forma gráfica que mostra a intensidade da chuva ao longo de sua duração. As “chuvas de projeto” são metodologias de representação simplificada da distribuição tem- poral da precipitação, utilizadas basicamente como entrada em modelos de simulação chuva-vazão.

O que é o coeficiente de runoff?

O coeficiente de escoamento superficial ou coeficiente de deflúvio, ou ainda, coeficiente de “runoff ”, é definido como a razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado.

Qual é a intensidade da chuva com duração?

Chuva moderada: quando a intensidade é igual ou superior a 2,5 mm/h mas inferior a 10 mm/h; Chuva forte: quando a intensidade é igual ou superior a 10 mm/h mas inferior a 50 mm/h; Chuva violenta: quando a intensidade é superior a 50 mm/h (geralmente sob a forma de aguaceiros).

Como calcular vazão de uma bacia?

Vazão específica (l/s/km²) = (Vazão média mensal / área da estação) * 1000 AD Estação (área da estação) = km² m³/s * 1000 = l/s l/s / km² = vazão específica* * É uma variável hidrológica de relação entre a vazão e a área da bacia hidrográfica.

Qual é a fórmula de vazão?

Existem inúmeras maneiras para estimar a vazão de um sistema. O procedimento aqui demonstrado é pela medição de parâmetros no local. Deve-se medir o tempo que demora para atingir o volume de um determinado recipiente e aplicar na formula abaixo: Vazão = 3,6 * Volume / Tempo.

Quais são os parâmetros relacionados à chuva?

O estudo da chuva, ciência conhecida como Pluviologia, leva em consideração 4 parâmetros associados à chuva: I - Intensidade - É quantidade de chuva por unidade de tempo. A quantidade de água que cai em uma chuva é medida por aparelhos especiais denominados Pluviômetros e Pluviografos.

Qual a duração da chuva?

D - Duração. É a duração da chuva, isto é, o tempo em que a chuva se mantém com aquela intensidade. Costuma-se classificar a duração das chuvas em intervalos de 5 minutos, 10, 15 e até 24 horas. Freqüência - A quantidade em que a chuva ocorre em determinado período de tempo.

Qual é a quantidade de água que cai em uma chuva?

A quantidade de água que cai em uma chuva é medida por aparelhos especiais denominados Pluviômetros e Pluviografos. O pluviômetro apenas mede a quantidade de chuva. Podemos montar um pluviômetro caseiro com uma garrafa pets. O pluviógrafo são parecidos mas possuem uma fita de papel onde uma caneta

Qual o tempo de retorno de uma equação de chuva?

Caso os ppjrejuízos potenciais sejam elevados, deve‐se adotar um período de retorno alto, em caso contrário deve‐se adotar um tempo de retorno baixo Equação de chuva intensa no Brasil  Equação geral  (Otto Pfafstetter, 1982)

Postagens relacionadas: