Como preencher ganho de capital permuta com Torna?

Índice

Como preencher ganho de capital permuta com Torna?

Como preencher ganho de capital permuta com Torna?

Como declarar permuta com torna no Imposto de Renda Para informar o imóvel dado em permuta, o contribuinte que pagou a torna deve acessar a ficha de “Bens e Direitos” do programa da Receita Federal, selecionar o tipo de imóvel e informar, em "Discriminação", os dados da pessoa com quem realizou a transação.

Como tributar permuta com Torna?

Tributação na Permuta com Torna Como houve um lucro imobiliário, ou seja, na transação dos imóveis uma diferença foi paga em dinheiro, o permutante que recebeu o valor deverá pagar a alíquota de 15% sobre o valor de diferença.

Como declarar imóvel adquirido por permuta?

Sob o ponto de vista da Receita Federal, o custo da aquisição do imóvel recebido em permuta, quando não há torna, é igual ao valor declarado do imóvel pelo antigo dono. E essa transação é isenta de imposto de renda.

Qual imposto incide sobre permuta?

ITBI É um imposto municipal, ou seja, da prefeitura. O ITBI – deve ser pago sempre que houver uma transmissão de bem imóvel, seja por compra e venda, por permuta, por dação em pagamento, cessão de direitos, ou qualquer outra forma de transmissão que não seja gratuita.

Como declarar GCAP?

Mesmo que o seu ganho de capital com a venda de imóvel fique isento de IR, preencha o GCAP e importe os dados para a declaração, para facilitar o preenchimento. O GCAP inclusive calcula as situações de isenção total ou parcial, para não ter erro.

Como declarar permuta de bens no IRPF?

Lance primeiramente a permuta:

  1. Dê baixa no apartamento zerando o valor em xx.
  2. Insira um novo item na ficha de Bens e Direitos para informa o terreno recebido. Coloque no campo de valor em xx o valor da parte do terreno remanescente.

Como calcular permuta com Torna?

1 – O valor da devolução/torna será somado ao custo do imóvel dado em permuta; 2 – Será realizada a divisão do valor da torna pelo valor do custo do imóvel, e o resultado obtido será multiplicado por cem; 3 – O ganho de capital será a porcentagem encontrada sobre o valor da torna.

Como calcular permuta?

Para efetuar o cálculo, (i) adiciona-se o valor da torna recebida ao custo e aquisição do imóvel dado em permuta, (ii) divide-se o valor da torna pelo valor apurado conforme item “(i)” e multiplica-se o resultado por 100; (iii) aplica-se o percentual encontrado na operação “(ii)” sobre o valor da torna recebida, ...

O que é permuta de imóveis com Torna?

A permuta, ou troca, consiste na contratação para a entrega de uma coisa por outra, desde que não seja dinheiro. ... Se os valores dos bens objeto da troca forem diferentes, haverá a “torna”, ou seja, haverá a complementação de uma parte do valor em dinheiro.

Quais são os cálculos de ganho de capital?

Os cálculos apresentados são exemplos simples de ganho de capital. O objetivo da postagem é informar como se acha o ganho de capital e o custo do valor recebido em dinheiro na troca de imóveis. No foto abaixo temos a Aba da apuração do custo da aquisição do imóvel no programa GCAP 2013 ( o mesmo vale para os dias atuais de 2017, nada mudou).

Qual é a permuta com devolução de algum valor em dinheiro?

Nada mais é do que a devolução em dinheiro de algum valor que possa ter sido excedido. Mas aqui surge uma possível dúvida: se a permuta se caracteriza por uma transação de troca, sem o envolvimento de dinheiro, como pode haver a possibilidade de permuta com torna, justamente a permuta com devolução de algum valor em dinheiro?

Como a permuta é tributada?

Como a permuta é uma forma de aquisição, logicamente está sujeita a tributação de ganho da capital. Existe a possibilidade dessa torna ser parcelada e ser tributada também mês a mês, conforme for recebida. Mas e se a torna for também em forma de imóveis, sem a devolução de valores?

Como é feito o cálculo de permuta de imóveis pessoa física?

O que significa e como é feito o calculo de permuta de imóveis pessoa física para fins de ganho de capital. Esta postagem visa esclarecer os pontos básico e não sendo eu contabilista, trate de consulta-lo sempre que precisar. Ele será o profissional adequado a orientar em caso de dúvida.

Postagens relacionadas: