Como contabilizar empréstimo para sócio?
Índice
Como contabilizar empréstimo para sócio?
Deve se tomar cuidado redobrado nos empréstimos em dinheiro feito por sociedade a sócios, sendo recomendável inserir cláusula com cobrança de juros, forma e prazo de pagamento, sob pena do fisco considerar como adiantamento de pró-labore, e exigir retenção do IRRF pela tabela progressiva.
Como contabilizar registro de marcas e patentes?
Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04). Eles possuem valor econômico, mas não tem existência física.
Como é válido o empréstimo de empresa para sócio?
Ressaltando novamente que para que o empréstimo de empresa para sócio tenha efeito válido perante terceiros, o contrato deve ser registrado no cartório de títulos de documentos.
Como fazer o lançamento de empréstimo entre sócio e empresa?
Como fazer o lançamento contábil de empréstimo entre sócio e empresa? A empresa Tisa recebe recursos em dinheiro da empresa Visa, sua coligada, mediante contrato de mútuo, nas seguintes condições:
Como é possível realizar empréstimo para seus sócios?
É bastante comum os sócios de empresas buscar seus contadores para questionar se é possível a empresa realizar empréstimos para seus sócio. A resposta para essa questão é bastante simples: sim! Desde que haja um contrato firmando tal empréstimo.
Como fazer um empréstimo para a sociedade?
É muito comum operações de empréstimo entre sócios, pessoas físicas e jurídicas, para a sociedade. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados.