Como contabilizar receita de garantia estendida?
Índice
- Como contabilizar receita de garantia estendida?
- Como emitir nota fiscal de garantia?
- Como contabilizar CPC 47?
- Como contabilizar remessa e retorno de vasilhame ou sacaria?
- Como funciona a operação de remessa em garantia?
- O que é uma nota de garantia?
- Quando será emitida a nota fiscal de entrada?
- Qual a opção de emissão de nota fiscal?
- Como manter a nota fiscal de devoluções?
- Como emitir nota fiscal para troca de mercadoria defeituosa?
Como contabilizar receita de garantia estendida?
No que se refere a contabilização da garantia estendida, foco da presente pergunta, ela pode ser feita da seguinte forma:
- Pelo pagamento da garantia estendida:
- Pela apropriação da despesa mensal de garantia estendida:
- Legenda:
- AC: Ativo Circulante;
- ANC: Ativo não Circulante; e.
- CR: Conta de Resultado.
Como emitir nota fiscal de garantia?
1 - Deverá ser emitida uma nota fiscal descrevendo todos os itens; 2 - A natureza de operação (CFOP) da nota fiscal deverá ser “REMESSA EM GARANTIA” ou “REMESSA PARA TROCA EM VIRTUDE DE GARANTIA”; 3 - O CFOP deverá ser: 5.915 (dentro do Estado) ou 6.915 (fora do Estado); 4 - Os impostos ICMS e IPI devem ser destacados ...
Como contabilizar CPC 47?
O valor do passivo a ser contabilizado deve seguir os valores do contrato com o cliente, sejam eles valores fixos, variáveis ou ambos, enquanto o valor do ativo deve ser reconhecido pelo valor da transação menos os custos a serem incorridos para recuperar o produto a ser devolvido.
Como contabilizar remessa e retorno de vasilhame ou sacaria?
Você está recebendo vasilhame ou sacaria em remessa; CFOP 6.920 - Remessa de vasilhame ou sacaria. Irá lançar no Livro de REg. Entradas com o CFOP 2.920 - Entrada de vasilhame ou sacaria e na contabilização você irá lançar em contas de compensação, debitando no ativo e creditando no passivo.
Como funciona a operação de remessa em garantia?
A remessa em garantia é uma operação que o remetente ou fabricante da mercadoria substitui ou conserta a mercadoria se esta apresentar defeito. Na operação de troca ou garantia o estabelecimento deverá emitir nota fiscal com os valores correspondentes a nota fiscal de compra destacando os impostos ICMS e IPI.
O que é uma nota de garantia?
O termo ou declaração de garantia é o documento que permite que o consumidor busque a substituição ou conserto do produto que tenha apresentado vício junto ao estabelecimento vendedor ou fabricante.
Quando será emitida a nota fiscal de entrada?
II - a nota fiscal de entrada será emitida na data do recebimento da mercadoria defeituosa, podendo, entretanto, ser extraída mensalmente, no último dia de cada mês, dispensadas a discriminação das mercadorias defeituosas e o número, data da expedição do certificado de garantia e termo final de sua validade, desde que:
Qual a opção de emissão de nota fiscal?
O estabelecimento recebedor ou a oficina autorizada poderá optar em substituição à emissão de uma nota fiscal à cada entrada, a emissão de uma única nota fiscal, ao final de cada período de apuração, englobando todas as entradas ocorridas. Esta nota fiscal poderá ser emitida no último dia do período de apuração.
Como manter a nota fiscal de devoluções?
IV - manter em arquivo, separadamente, os documentos fiscais relativos a devoluções. Quando o estabelecimento vendedor assumir a responsabilidade de retirar ou transportar a mercadoria devolvida, a nota fiscal, previamente emitida, servirá para acompanhá-la no trânsito. 3.1.1. Do Crédito
Como emitir nota fiscal para troca de mercadoria defeituosa?
I - na entrada da mercadoria defeituosa a ser substituída, emitirá nota fiscal, com CFOP 1.949/2.949 “Entrada de mercadoria para troca em virtude de garantia”, contendo as seguintes indicações: