Como declarar FAPI no Imposto de Renda 2020?

Índice

Como declarar FAPI no Imposto de Renda 2020?

Como declarar FAPI no Imposto de Renda 2020?

Como declarar PGBL, Fapi ou fundo de pensão As contribuições a planos de previdência privada do tipo PGBL, Fapi ou a entidades públicas fechadas de previdência complementar devem ser informadas na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados".

Como declarar contribuições a entidades de previdência complementar FAPI?

As contribuições precisam ser informadas na ficha “Pagamentos Efetuados” com o código 38 – FAPI – Fundo de Aposentadoria Programada Individual. Fique atento ao preenchimento correto da declaração de Imposto de Renda para evitar que seu nome caia na malha fina da Receita Federal.

Como lançar previdência privada FAPI no IRPF 2021?

De acordo com Paes Leme, para declarar, o contribuinte deve acessar a aba "Pagamentos Efetuados" e o código a ser inserido é o "36 - Previdência Complementar". "Os aportes em PGBL podem ser deduzidos do IR, mas limitados a 12% da renda tributável no ano, sendo considerado como um pagamento, não como um investimento.

O que é o FAPI?

O BB FAPI (Fundo de Aposentadoria Programada Individual) é um fundo de investimento regido pela Instrução 2424/1997, do Conselho Monetário Nacional, por seu regulamento e demais disposições legais e regulamentares a ele aplicáveis.

Qual a diferença entre FAPI e previdência complementar?

Ele é chamado de “Previdência Complementar” e deve ser usado para PGBL. Ainda há o 37, “Contribuições para as entidades de Previdência complementar fechadas de natureza pública” (Fundações); e o 38, “Fapi – Fundo de Aposentadoria Programada Individual”.

Onde lançar PLR no Imposto de Renda 2021?

Os valores recebidos de PLR devem ser declarados na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva". Localize essa ficha no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento da declaração. Em "Tipo de rendimento" selecione o código "11 - Participação nos lucros ou resultados".

Onde lançar rendimentos de VGBL no IR 2020?

Como as contribuições ao VGBL não são dedutíveis, elas não devem ser informadas na declaração. Em vez disso, você deverá informar o saldo acumulado no plano na ficha de Bens e Direitos, como ocorre com qualquer outro investimento financeiro. O código a ser utilizado é o 97. Em seguida, informe o CNPJ da seguradora.

Como declarar no imposto de renda 2019?

Mais adiante, neste texto, veremos como declarar no imposto de renda 2019 os rendimentos provenientes de planos de previdência privada quando ocorrem resgates ou recebimento de uma modalidade de renda. A forma de declarar VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre - é completamente diferente.

Como preencher a declaração do imposto de renda?

Qualquer que seja o seu caso, será preciso preencher as informações na declaração do Imposto de Renda. Com relação à tributação da previdência privada, o percentual vai variar se o plano for progressivo ou regressivo.

Qual a modalidade de declaração do imposto de renda?

Na hora de preencher a sua declaração, você também precisa escolher qual será o seu modelo de declaração. Há dois tipos: declaração completa: é a modalidade em que as deduções do Imposto de Renda podem ser feitas (saúde, educação, empregados domésticos, etc.).

Como declarar investimentos no imposto de renda?

Nesta matéria, vou tratar de como declarar investimentos no imposto de renda para você tirar de vez todas as suas dúvidas. Ter possuído investimentos financeiros ou recebido rendimentos de aplicações são fatores que podem tornar um contribuinte obrigado declarar imposto de renda.

Postagens relacionadas: