Como declarar indenização por danos morais no imposto de renda 2020?

Índice

Como declarar indenização por danos morais no imposto de renda 2020?

Como declarar indenização por danos morais no imposto de renda 2020?

Resposta: Os auditores da Receita Federal Luiz Marcelo Turazza e Júlio Reijii Kasai informam que tanto a indenização por danos patrimoniais como a indenização por danos morais são rendimentos isentos e devem ser declarados na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

Como declarar indenização de seguro no imposto de renda?

Veja a seguir como declarar indenização de seguro no Imposto de Renda. Os valores recebidos a título de indenização de seguros devem ser informados na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 3. Basta informar o valor recebido a título de indenização.

Por que são isentas de imposto de renda?

Em razão disso, são isentas de imposto de renda. Ainda assim, quem recebe uma indenização de seguro deve informar o fato à Receita, para esclarecer que aqueles recursos não são rendimentos tributáveis, ou que os bens adquiridos com eles são apenas reposições e não aumento do seu patrimônio.

Qual o assunto mais controverso quando se fala em declaração de imposto de renda?

Um dos assuntos mais controversos quando se fala em declaração de Imposto de Renda são as questões referentes às indenizações.

Como declarar a indenização de seguro de vida?

Basta informar o valor recebido a título de indenização. Isso vale para declarar indenização de seguro de qualquer espécie, seja seguro auto, residencial, seguro de vida em que você seja o beneficiário e assim por diante.

Postagens relacionadas: