O que foi a Perestroika e a Glasnost e como elas influenciaram o cenário internacional da época?

Índice

O que foi a Perestroika e a Glasnost e como elas influenciaram o cenário internacional da época?

O que foi a Perestroika e a Glasnost e como elas influenciaram o cenário internacional da época?

A perestroika e glasnost simbolizaram as tentativas de Mikhail Gorbatchev em por fim à crise que atravessava a URSS. ... Já a palavra glasnost tem por significado transparência e foi utilizada para representar o processo de abertura política que pretendia Gorbatchev e o grupo de burocratas soviéticos que o auxiliava.

Quem foi Gorbachev e qual a sua influência para as mudanças da URSS?

A ascensão de Mikhail Gorbachev Com a morte de Konstantin Chernenko, Mikhail Gorbachev, com 54 anos de idade, é eleito secretário geral do Partido Comunista a 11 de Março de 1985. Sendo, efectivamente, o verdadeiro líder da União Soviética.

Quais desses países adotaram o sistema socialista durante o período da Guerra Fria?

Do lado socialista na Guerra Fria estavam todos os países que faziam parte do Pacto de Varsóvia (União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia), a China Comunista (até a década de 1960, quando houve um afastamento dos soviéticos), Cuba, o Vietnã e a Coréia do Norte ( ...

Qual foi o resultado mais importante das reformas no Leste Europeu?

Desapareceu a URSS e foi criada a CEI (Comunidade de Estados Independentes). Na política externa, o resultado mais importante das reformas no Leste Europeu foi: A - o aumento do poderio bélico americano com a "Guerra nas Estrelas".

Quem foi Mikhail Gorbachev quais são suas principais realizações?

Mikhail Sergeevitch Gorbatchov ou Gorbachev (em russo: Михаи́л Серге́евич Горбачёв) GLC (Stavropol, 2 de março de 1931) é um estadista e político russo. ... Oitavo e último líder da União Soviética, foi Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) de 19.

Quais as principais mudanças ocorridas na URSS?

O autoritarismo, com a censura à imprensa e as mais diversas formas de manifestações populares; Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.

Postagens relacionadas: