Como determinar o ponto que é vértice da parábola que é o gráfico da função?
Como determinar o ponto que é vértice da parábola que é o gráfico da função?
Portanto, as coordenadas do vértice V serão: V = (xv, yv). Se o vértice será ponto de máximo ou de mínimo, basta analisar a concavidade da parábola: Se a < 0, a parábola possui ponto de máximo. Se a > 0, a parábola possui ponto de mínimo.
Como obter as coordenadas do vértice da parábola?
As coordenadas do vértice da parábola podem ser obtidas por meio de fórmulas que envolvem os coeficientes da função do segundo grau relacionados a ela.
Como representar uma parábola?
Se você precisar representar graficamente uma parábola, o primeiro passo que deve ser dado é aprender alguns detalhes básicos, como seu vértice. Uma das maneiras mais eficazes de encontrá-lo é transformar a forma padrão de equações quadráticas no vértice, completando um quadrado.
Qual o coeficiente da parábola?
Como o coeficiente a da função é positivo (a > 0), a parábola tem concavidade para cima, Então, este ponto será o valor mínimo da função, conforme indicado na imagem abaixo: Portanto, todos os valores assumidos pela função serão maiores que - 4. Assim, f (x) = x 2 + 2x - 3 terá conjunto imagem dado por:
Qual a concavidade de uma parábola?
Uma parábola apresenta uma concavidade, na qual o seu vértice representará o ponto mínimo (se tiver concavidade para cima) ou o ponto máximo (se tiver uma concavidade para baixo). Existem duas fórmulas que são utilizadas para calcular os dois pontos do vértice: o X do vértice e o Y do vértice da parábola.