Como fazer recorte temporal?
Como fazer recorte temporal?
Não é fácil delimitar o recorte temporal. A delimitação exige muito conhecimento sobre o tema a ser pesquisado, pois apenas assim detectamos questões e períodos menos estudados e onde residem as principais dúvidas e “contradições” da historiografia.
O que é um recorte temporal?
A terceira pergunta, por sua vez, diz respeito ao tempo, sendo o recorte temporal, que pode ser o presente, um período que se estende da origem ao presente ou uma secção do tempo no passado.
Qual o recorte temporal e o recorte espacial?
Este comporta, além do local (recorte espacial) e circunstâncias (recorte temporal), a população a ser estudada. A população consiste na definição de quem será objeto da pesquisa. ... A população do estudo dependerá, obviamente, da área de conhecimento na qual ele se insere e no propósito de cada pesquisa.
O que é um recorte temporal reduzido?
Dessa forma, o conto é caracterizado por possuir poucos personagens, os espaços ou cenários são limitados e o recorte temporal é reduzido. ... Ou seja, é possível que as características do conto apareçam em apenas uma ou duas frases.
O que é recorte temporal?
Outro critério de delimitação é o temporal (GIL, 2004, p. 162), isto é, o período em que o fenômeno a ser estudado será circunscrito. Podemos definir a realização da pesquisa situando nosso objeto no tempo presente, ou recuar no tempo, procurando evidenciar a série histórica de um determinado fenômeno.
O que é recorte empírico?
Como recorte empírico, a pesquisa deve se sustentar nas relações entre cotidiano e noticiabilidade (isto é, os parâmetros que levam um determinado assunto a receber a valoração de notícia) em quatro cidades: Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.