Como usar neste ou nesse?

Índice

Como usar neste ou nesse?

Como usar neste ou nesse?

São consideradas contrações de uma preposição (em) com pronomes demonstrativos (esse ou este). No caso, em + esse = nesse; e em + este = neste. Ambos os pronomes ajudam a situar algo ou alguém em situações de espaço, tempo e no discurso em relação às pessoas envolvidas no próprio discurso.

Como usar neste?

Já o pronome “neste” é utilizado quando o objeto ou a pessoa referidos se encontra próximo da pessoa que fala, ou então no tempo presente em relação ao interlocutor. No discurso, é usado para se referir a algo que ainda será mencionado. Suas flexões de gênero e número são: neste, nesta, nestes, nestas e nisto.

E neste momento ou nesse momento?

É o seguinte: devemos usar 'NESTE' quando vamos fazer referência a algo que está em curso, em andamento. Exemplo: “Ela fará um teste neste mês”. Já 'NESSE' deve ser empregado para situações já referidas, passadas.

Como se escreve nesse dia?

As palavras neste e nesse existem na língua portuguesa e estão corretas. São contrações da preposição em com os pronomes demonstrativos este e esse: neste = em + este. nesse = em + esse....Diferença entre nesse e neste

  1. neste computador aqui;
  2. nesse computador aí;
  3. neste dia de hoje;
  4. nesse dia que passou.

Postagens relacionadas: