O que é uma ação de execução de título extrajudicial?
Índice
- O que é uma ação de execução de título extrajudicial?
- Como entrar com ação de execução de título extrajudicial?
- Como se defender de ação de execução de título extrajudicial?
- O que é uma ação de execução?
- Como entrar com ação de execução?
- Quais os requisitos para propor uma execução de título extrajudicial?
- Quais são os requisitos do título executivo extrajudicial?
- Qual a legitimidade do título extrajudicial?
- Qual a finalidade de execução de um título executivo?
- Por que não se pronunciar sobre a anulação do título executivo?
- Qual a previsão do título executivo?
O que é uma ação de execução de título extrajudicial?
A ação de execução de título extrajudicial é um tipo de processo judicial de cobrança que possui a finalidade de cobrar dívidas que não foram devidamente pagas pelo devedor e constam registradas em algum título, como contrato, cheque, boleto ou nota promissória.
Como entrar com ação de execução de título extrajudicial?
Será sempre iniciada com a petição inicial, acompanhada do título, a qual, uma vez distribuída e recebida pelo juiz, ensejará a citação do devedor para pagar a dívida ou cumprir a obrigação no prazo de três dias (art. 829 do CPC).
Como se defender de ação de execução de título extrajudicial?
Quando a execução se fundar em título executivo extrajudicial, a defesa do executado ocorre através de embargos do executado (arts. 9 do CPC/2015). Trata-se de mecanismo de defesa distinto da impugnação ao cumprimento da sentença, especialmente por ter natureza de processo de conhecimento autônomo.
O que é uma ação de execução?
A denominada Ação de Execução é a iniciativa, promovida pelo credor, através de atos processuais legais, para exigência do cumprimento forçado de um direito reconhecido pela legislação vigente ou por decisão judicial.
Como entrar com ação de execução?
A dica aqui é fazer uma petição simples e clara. No despacho inicial, o juiz deve fixar os honorários advocatícios de 10% a serem pagos pelo executado e a citação do executado para pagamento em três dias ou apresentar defesa. A defesa do executado nesse tipo de ação é chamada de embargos à execução.
Quais os requisitos para propor uma execução de título extrajudicial?
Art. 784 do Novo CPC
- a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque;
- a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor;
- o documento particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas;
Quais são os requisitos do título executivo extrajudicial?
Por fim, valer ressaltar que o título executivo possui 3 requisitos que são imprescindíveis para que possa ser executado ou cumprido, e estão previstas no art. 783 CPC. São elas: certeza, liquidez e exigibilidade.
Qual a legitimidade do título extrajudicial?
A execução de título extrajudicial deve ter no polo ativo a pessoa que tem legitimidade originária da execução, o credor de um título executivo, ou ainda, o indivíduo que assume a legitimidade de forma derivada, como no caso de espólio.
Qual a finalidade de execução de um título executivo?
O processo de execução tem como objetivo a satisfação de um título executivo, dessa maneira, de acordo com a legislação, sem título executivo não há execução. Certeza, liquidez e exigibilidade são as características do título executivo, o documento que não contar com essas características deve ter a sua execução extinta.
Por que não se pronunciar sobre a anulação do título executivo?
Assim, não há que se pronunciar, também, possível existência de vícios que acarretem a anulação do título, até mesmo pelo fato do negócio jurídico preencher todos os requisitos do artigo 104 do Código Civil, bem como ser um título executivo extrajudicial nos moldes do artigo 784, III do Código de Processo Civil.
Qual a previsão do título executivo?
Além da previsão do título, é necessário que haja inadimplemento por parte do credor, pois em sendo a obrigação adimplida não há motivos para a execução forçada. O objetivo da execução é a satisfação do direito do credor. É a realização prático-material do título executivo.