O que é a técnica da reestruturação cognitiva?

Índice

O que é a técnica da reestruturação cognitiva?

O que é a técnica da reestruturação cognitiva?

A reestruturação cognitiva é uma técnica da TCC que tem como objetivo ensinar os pacientes a reconhecer os pensamentos automáticos disfuncionais, contestar esses pensamentos e construir pontos de vista alternativos a fim de tornar o paciente mais consciente de seus processos de pensamentos.

O que é vulnerabilidade cognitiva?

Vulnerabilidade cognitiva para a depressão refere-se à presença de cognições disfuncionais, que aliadas à vivência de eventos estressores, propiciariam o aparecimento de sintomas depressivos. Este é um conceito pesquisado extensamente em amostras de adultos.

O que é a tríade cognitiva da depressão Segundo Beck?

De acordo com BECK (1979) , a tríade cognitiva, consiste em três padrões cognitivos maiores que induzem a paciente com depressão ver negativamente a si mesmo, ao mundo e ao futuro. O primeiro componente da tríade cognitiva gira em torno de uma visão negativa que a paciente tem de si mesmo.

O que é a psicoeducação na TCC?

A psicoeducação é uma técnica que relaciona os instrumentos psicológicos e pedagógicos com objetivo de ensinar o paciente e os cuidadores sobre a patologia física e/ou psíquica, bem como sobre seu tratamento. Assim, é possível desenvolver um trabalho de prevenção e de conscientização em saúde.

O que são distorções cognitivas na TCC?

As DISTORÇÕES COGNITIVAS são basicamente maneiras distorcidas de processar uma informação, ou seja, são interpretações enviesadas do que nos acontece, criando diversas consequências negativas.

Quais as características da vulnerabilidade cognitiva a depressão Segundo Beck?

A hipótese de vulnerabilidade cognitiva, a pedra fundamental do modelo cognitivo de depressão, refere-se à tendência aumentada nos depressivos, em relação à população em geral, de aplicar um viés negativo no processamento de informação; além disso, uma vez feita uma interpretação exageradamente negativa, eles tendem ...

Como você deve ter percebido a reestruturação cognitiva?

Como você já deve ter percebido, a reestruturação cognitiva é considerada um processo terapêutico que orienta o trabalho da terapia cognitivo-comportamental.

Como a reestruturação cognitiva pode ser utilizada na prática clínica?

A Reestruturação Cognitiva pode ser utilizada na prática clínica, especialmente em casos em que o paciente tem pensamentos indesejados.

Qual a terapia cognitivo-comportamental?

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem da Psicologia que alinha os conhecimentos cognitivos à transformação comportamental dos pacientes.

Postagens relacionadas: